fotos seminario

2016   2017   2018   2019   2020

O Departamento de Matemática (MAT), da Universidade de Brasília (UnB) oferece, desde a década de 1990, palestras, seminários e oficinas em Educação Matemática, reunindo, presencialmente, formadores de professores, professores e futuros professores que ensinam matemática no Distrito Federal e entorno. Para tanto, construiu importantes parcerias com a Faculdade de Educação (FE/UnB), com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Nacional e regional Distrito Federal, com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o Instituto Federal de Brasília, com a Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF), entre outros órgãos e instituições de ensino superior – públicas e privadas. Assim, o MAT/UnB tem se constituído, ao longo dos anos, em espaço de estudo e formação da e para a prática docente em matemática.

Este legado histórico, aliado à demanda social por oportunidades formativas, motivou o Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM) a realizar, a partir de 2016, os Seminários de Pesquisa em Educação Matemática, presencialmente, nas instalações do MAT e da UnB. No primeiro ano, foram ofertados dois seminários, o primeiro deles, em parceria com a SEEDF, discutiu Inclusão e Aprendizagem Matemática e o segundo, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, refletiu sobre os desafios da Licenciatura em Matemática no Brasil. Nos anos de 2017 e 2018 ampliaram-se o número de seminários ofertados por docentes do MAT e da FE/UnB, como também por outras instituições formadoras, possibilitando discussões sobre Avaliação, Aprendizagem e História da Matemática.

No ano de 2019, os seminários passam a integrar a Extensão do MAT, sendo realizados, quinzenalmente, às sextas-feiras, às 14h, tendo a colaboração da Graduação e da Pós-graduação em Matemática do MAT/UnB, da Especialização em Metodologias do Ensino de Matemática, do Grupo PI – Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática da UnB, da Coordenação de Extensão do Instituto de Ciências Exatas/UnB, da SEEDF e da SBEM-DF. Desse modo, foi possível conhecer e refletir sobre a pesquisa em Educação Matemática, desenvolvida no Distrito Federal, e também acessar estudos realizados por grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Ao longo dessa experiência, observamos que os seminários têm como participantes estudantes da graduação em matemática (Licenciatura e Bacharelado) e em pedagogia, estudantes da pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências da UnB, do Mestrado Profissional em Matemática do MAT, professores e gestores das redes públicas e privadas de ensino do Distrito Federal, de Goiás e da Bahia. A amplitude da experiência, no ano de 2019, possibilitou o estabelecimento de novas parcerias junto a grupos de pesquisa nacionais e internacionais, o que fortaleceu os seminários.

O ano de 2020 impôs ao GIEM e a todos os colaboradores do projeto Seminários de Pesquisa em Educação Matemática o desafio de preservar o espaço formativo já construído, alterando o modo de reunir os participantes e os convidados. Logo, decidiu-se pela retomada dos seminários, a partir de 14 de julho, quinzenalmente, às 15h, horário de Brasília, em formato de Lives com transmissão pelo canal do GIEM no Youtube. Desse modo, os seminários avançam na criação de oportunidades formativas que ocorrem, agora, não somente para o Distrito Federal, mas para o Brasil e para os demais países.