Educação Matemática

I SILSEM

SOBRE O EVENTO

Segundo Isoda (2010), a Jugyou Kenkyuu  , expressão original japonesa para Lesson Study (expressão em inglês), originou-se no ano de 1872, constituindo-se em um processo de investigação de formas diferenciadas e eficazes de ensino que, com o tempo, consolidou-se como um processo de estudo/pesquisa da/na prática do professo, tendo como foco central a promoção da aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, as aulas são planejadas e construídas por um grupo de professores, coordenadores e gestores de uma unidade escolar, de modo colaborativo e reflexivo, estando presente nos contextos da formação inicial e continuada de professores.

Em edição inaugural, o evento tem por objetivo:

1) Integrar pesquisadores nacionais e internacionais que se dedicam à pesquisa em Lesson Study em contexto de formação inicial ou continuada de professores, que ensinam matemática, em instituições públicas e privadas.

2) Socializar e discutir pesquisas concluídas ou em desenvolvimento que abordam, de alguma forma, Lesson Study na prática de ensinar e de aprender matemática na Educação Básica, no Ensino Superior ou no âmbito da formação e do desenvolvimento de professores que ensinam matemática.

Coordenação Geral

 

  • Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas
  • Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Comissão Organizadora

 

  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aluska Dias Ramos Macedo, Universidade Federal de Campina Grande
  • Andrey de Paula, Universidade Federal do Tocantins
  • Alex Henrique Alves Honorato, Universidade Estadual de Campinas
  • Carina Maia de Castro Mundim, Universidade de Brasília
  • Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas
  • Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Dalvirene Braga, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal/Universidade de Brasília
  • Yuriko Yamamoto Baldin, Universidade Federal de São Carlos
  • Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília
  • Wesley Pereira da Silva,  Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal/Universidade de Brasília

Comissão Científica

 

  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Ana Letícia Losano, Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros, Instituto Federal de São Paulo, Campus Hortolândia
  • Jenny Patricia Acevedo-Rincón, Universidad Del Norte
  • Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP- Câmpus de Presidente Prudente)
  • Marisa Quaresma, Universidade de Lisboa (UL)
  • Carlos Miguel da Silva Ribeiro, Universidade de Campinas (UNICAMP)
  • Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Roberta Menduni, Universidade Estadual do Sul da Bahia (UESB)
  • Thaís de Oliveira Ferrasso, Instituto Federal de São Paulo, Campus Bragança Paulista
  • Mauri Luís Tomkelski, Universidade de Lisboa (UL)
  • Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Palestrantes

 – Adriana Richit
 – Aluska Dias Ramos de Macedo Silva
 – Ana Letícia Losano
 – Andrey de Paula
 – Aparecida Francisco da Silva
 – Carl Winslow
 – Dario Fiorentini
 – Gorete Fonseca
 – Jacob Bahn
 – João Pedro da Ponte
 – Klaus Rasmussen
 – Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
 – Maria Raquel Miotto Morelatti
 – Marisa Quaresma
 – Masami Isoda
 – Raimundo Olfos
 – Regina Silva Pina Neves
 – Soledad Estrella
 – Thaís de Oliveira Ferasso
 – Yuriko Y. Baldin

Realização

Apoio