Segundo Isoda (2010), a Jugyou Kenkyuu , expressão original japonesa para Lesson Study (expressão em inglês), originou-se no ano de 1872, constituindo-se em um processo de investigação de formas diferenciadas e eficazes de ensino que, com o tempo, consolidou-se como um processo de estudo/pesquisa da/na prática do professo, tendo como foco central a promoção da aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, as aulas são planejadas e construídas por um grupo de professores, coordenadores e gestores de uma unidade escolar, de modo colaborativo e reflexivo, estando presente nos contextos da formação inicial e continuada de professores.
Em edição inaugural, o evento tem por objetivo:
1) Integrar pesquisadores nacionais e internacionais que se dedicam à pesquisa em Lesson Study em contexto de formação inicial ou continuada de professores, que ensinam matemática, em instituições públicas e privadas.
2) Socializar e discutir pesquisas concluídas ou em desenvolvimento que abordam, de alguma forma, Lesson Study na prática de ensinar e de aprender matemática na Educação Básica, no Ensino Superior ou no âmbito da formação e do desenvolvimento de professores que ensinam matemática.
Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas
Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília
Comissão Organizadora
Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul
Aluska Dias Ramos Macedo, Universidade Federal de Campina Grande
Andrey de Paula, Universidade Federal do Tocantins
Alex Henrique Alves Honorato, Universidade Estadual de Campinas
Carina Maia de Castro Mundim, Universidade de Brasília
Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas
Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo
Maria Dalvirene Braga, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal/Universidade de Brasília
Yuriko Yamamoto Baldin, Universidade Federal de São Carlos
Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília
Wesley Pereira da Silva, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal/Universidade de Brasília
Comissão Científica
Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Ana Letícia Losano, Universidade de Sorocaba (UNISO)
Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros, Instituto Federal de São Paulo, Campus Hortolândia
Jenny Patricia Acevedo-Rincón, Universidad Del Norte
Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP- Câmpus de Presidente Prudente)
Marisa Quaresma, Universidade de Lisboa (UL)
Carlos Miguel da Silva Ribeiro, Universidade de Campinas (UNICAMP)
Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Roberta Menduni, Universidade Estadual do Sul da Bahia (UESB)
Thaís de Oliveira Ferrasso, Instituto Federal de São Paulo, Campus Bragança Paulista
Mauri Luís Tomkelski, Universidade de Lisboa (UL)
Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul
Palestrantes
– Adriana Richit – Aluska Dias Ramos de Macedo Silva – Ana Letícia Losano – Andrey de Paula – Aparecida Francisco da Silva – Carl Winslow – Dario Fiorentini – Gorete Fonseca – Jacob Bahn – João Pedro da Ponte – Klaus Rasmussen – Maria Alice Veiga Ferreira de Souza – Maria Raquel Miotto Morelatti – Marisa Quaresma – Masami Isoda – Raimundo Olfos – Regina Silva Pina Neves – Soledad Estrella – Thaís de Oliveira Ferasso – Yuriko Y. Baldin