Educação Matemática

SOBRE O EVENTO

O Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática é um evento que nasceu a partir de um movimento de pesquisadores envolvidos com o tema, com o propósito de ampliar as discussões sobre as possibilidades dessa abordagem para promover a formação de professores e favorecer a aprendizagem matemática dos alunos. Sua primeira edição foi realizada em 2021, por iniciativa do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática, da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em Matemática, da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp), com apoio de outros grupos, associações e instituições de Ensino Superior. O evento foi um sucesso, contando com a participação de pesquisadores de vários países das Américas e da Europa, bem como do Japão. Os anais da edição inaugural do evento estão disponíveis em https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1540.

O Lesson Study, originário do Japão na transição do século XIX para o século XX em face das mudanças educacionais implementadas, caracteriza um processo de desenvolvimento profissional de professores apoiado em dois princípios centrais: a colaboração e a reflexão. Alcançou visibilidade no Ocidente a partir do estudo com vídeos da Third International Mathematics and Science Study (TIMSS). Em todos os continentes estão a ter lugar experiências e pesquisas para explorar as possibilidades dessa abordagem a fim de melhorar as práticas profissionais dos professores e as aprendizagens dos alunos.

Atualmente, o Lesson Study, por meio de um processo de aculturação, vem ganhando espaço em diversos países da América, Europa e África, além de países da Ásia e do Sudeste Asiático. Assim, vem se destacando no cenário internacional como uma promissora abordagem de desenvolvimento profissional de professores em distintos domínios do conhecimento e níveis de ensino. No Brasil, a partir do trabalho pioneiro de Yuriko Baldin (UFSCar), há um movimento crescente de disseminação do Lesson Study e de pesquisa em torno dessa abordagem abrangendo todas as regiões do país.

Assim, o SILSEM se insere nesse movimento de divulgação do Lesson Study pelo mundo, caracterizando-se como um evento que mobiliza pesquisadores, formadores de professores, professores e futuros professores que trabalham ou já trabalharam com Lesson Study no Ensino de Matemática e/ou na Formação de Professores, assim como a todos aqueles que têm interesse em conhecer este processo, visando desenvolvê-lo em suas práticas profissionais e/ou de investigação. Em sua segunda edição, o SILSEM visa (i) reunir pesquisadores nacionais e internacionais em torno da discussão sobre Lesson Study na formação de professores que ensinam matemática e (ii) discutir as possibilidades do Lesson Study para promover mudanças nas práticas dos professores e na aprendizagem dos alunos.

O II SILSEM será realizado a partir de uma parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da Universidade de Brasília (UNB) e Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PRAPEM), da Universidade de Campinas (UNICAMP), com o apoio de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

A programação do II SILSEM está sendo construída de modo que os participantes de vários países possam socializar suas experiências em Lesson Study e conhecer outras. Contará com conferências e mesas-redondas, rodas de conversa, sessões de comunicação científica e sessões de lançamento de livros nos idiomas português, inglês e espanhol. O evento receberá propostas de pesquisas concluídas e em desenvolvimento.

Palestrantes

 – Catherine Lewis
 – Encarnación Soto Gomez
 – João Pedro da Ponte
 – Masami Isoda
 – Vicenç Font Moll

Coordenação Geral

 

  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas
  • Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Comissão Organizadora

  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Breda, Universidade de Barcelona
  • Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aluska Dias Ramos Macedo, Universidade Federal de Campina Grande
  • Andrey de Paula, Universidade Federal do Tocantins
  • André Gustavo Scheffer, Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Andriceli Richit, Instituto Federal Catarinense
  • Alex Henrique Alves Honorato, Universidade Estadual de Campinas
  • Carina Maia de Castro Mundim, Universidade de Brasília
  • Bruna Mayara Rodrigues, Universidade de Lisboa
  • Bruno Teilor, Universidade do Paraná
  • Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas
  • Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC
  • Mauri Luís Tomkelski, Universidade de Lisboa
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria Dalvirene Braga, Universidade de Brasília
  • Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná
  • Ranuzy Borges Neves – Instituto Federal Catarinense
  • Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília
  • Tania Zimer, Universidade do Paraná
  • Telesforo Sol, Universidade de Barcelona
  • Thuysa de Souza, Universidade de Lisboa
  • Valéria Espindola Lessa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Yuriko Yamamoto Baldin, Universidade Federal de São Carlos
  • Wesley Pereira da Silva,  Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal/Universidade de Brasília

Comissão Científica

  • Abigail Fregni Lins, Universidade do Estado da Paraíba (UEPB)
  • Alexandre Cortés, Universidade de Barcelona
  • Alicia Sánchez Brualla, Universidade de Barcelona (UB)
  • Adriana Breda, Universidade de Barcelona (UB)
  • Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Ana Letícia Losano, Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros, Instituto Federal de São Paulo (IFSP-Hortolândia)
  • Andriceli Richit, Instituto Federal Catarinense (IFC-Concórdia)
  • Bruna Maiara Rodrigues (Universidade de Lisboa)
  • Bruno Teilor, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Carlos Miguel da Silva Ribeiro, Universidade de Campinas (UNICAMP)
  • Carmem Silvia Lima Fluminhan, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)
  • Danyal Farsani, Norwegian university of Science and Technology, Noruega
  • Eduardo Rafael Zimdars, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFSC-Rio do Sul)
  • Edda Cury, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSul)
  • Encarnación Soto Gomes, Universidade do Málaga
  • Eulalia Calle, Universidad de Cuenca, Ecuador
  • Etienne Guérios, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Gemma Sala Sebastià , Universidade de Barcelona
  • Gorete Fonseca, Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
  • Jáima Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jenny Patricia Acevedo-Rincón, Universidad Del Norte
  • João Pedro Antunes de Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFSC-Rio do Sul)
  • Juliane Colling, Universidade de Lisboa (UL)
  • Lidiane Ronsoni Maier, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Maria Alice de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES, Vitória)
  • Maria Raquel M. Morelatti, Universidade Estadual Paulista (UNESP, Pres. Prudente)
  • Marisa Quaresma, Universidade de Lisboa (UL)
  • Marisol Vieira Melo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Mauri Luís Tomkelski, Universidade de Lisboa (UL)
  • Morgana Scheller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFSC-Rio do Sul)
  • Natalia Fátima Sgreccia, Universidad Nacional de Rosario, Argentina
  • Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Neus Inglada Rodriguez, Universidade de Barcelona
  • Paula Gomes, Universidade de Lisboa (UL)
  • Patrícia Pérez-Morales, Universidad Nacional de Educación (UNE- Ecuador)
  • Pere Joan Falcó Solsona, Universidade de Barcelona
  • Rafael Porlán, Universidade de Sevilha (US)
  • Ranuzy Neves, Instituto Federal Catarinense (IFC – São Bento do Sul)
  • Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Roberta Menduni, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Rodrigo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Tania Zimer, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Telesforo Sol, Unversidade de Barcelona (Universidade de Barcelona)
  • Valéria Espindola Lessa, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS-Erechim)
  • Viviane Hummes, Universidade de Barcelona (Universitat de Barcelona)
  • Victor Sumba Arévalo, Universidad Nacional de Rosario, (UNR-Argentina)
  • Yuriko Yamamoto Baldin, Universidade Federal de São Carlos

Lançamento de Livros

 

A seção Lançamento de Livros constitui-se em um espaço destinado à divulgação de livros que relatam resultados de pesquisa ou de experiências relacionadas ao desenvolvimento profissional de professores ou aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática em Lesson Study. Podem submeter proposta de Lançamento de Livros autores de obras de autoria, organizadores de coletâneas de capítulos, bem como autores de capítulos de coletâneas. As propostas de lançamento não têm limite de autores. Os autores e coautores precisam combinar o envio da proposta para evitar que a mesma obra seja submetida por meio de propostas distintas. Para submeter propostas de Lançamento de Livros, os proponentes devem enviar uma sinopse da obra de até 500 palavras, indicar o objetivo da proposta e, quando for o caso, informar os nomes dos coautores que participarão da sessão de apresentação. Devem enviar, também, uma imagem da capa do livro, com resolução adequada, e o link de divulgação da obra na página da editora. A sessão de lançamento, que terá duração de 60 minutos, será coordenada pelo(s) autor(es) da obra ou pelos organizadores da coletânea, que deverão distribuir, de forma equitativa, os tempos de apresentação entre os participantes. Cada sessão de lançamento contará com a presença de um mediador que fará a mediação entre os autores e os ouvintes.

Envie aqui a sua proposta (Envio até 12/04/2023)

Fração à moda antiga

Organizadores: Camila Augusta do Nascimento Amaral, Maria Alice Veiga F. e Souza e
Arthur Belford Powell

Espaços e Contornos da Praça dos Sonhos (Série Lesson Study em Matemática)

Organizadores: Luanda Firme de Mello, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza E
Julia Schaetzle Wrobel

Estudos de Aula na Formação Inicial e Continuada de Professores

Organizadores: Adriana Richit, João Pedro da Ponte e Encarnación Soto Gomez

Enseñanza universitaria. Cómo mejorarla

Organizadores: Rafael Porlán

Docentes universitarios. Una formácion centrada en la práctica

Organizadores: Nicolás de Alba e Rafael Porlán.

Aprendizaje universitario. Resultados de investigaciones para mejoralo

Organizadores: Rafael Porlán e Ágel F. Villarejo-Ramos

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