Programa de Iniciação Científica (PROIC) 2018/2019

Título: Um estudo sobre a construção do conhecimento matemático de professores do ensino básico

Coordenação: Raquel Carneiro Dörr, Departamento de Matemática, UnB.

Estudantes Voluntários: Rafaela Oliveira Carvalho, Rebeca de Miranda Silva, Marlo Mendes de Souza Júnior, Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática.

Produtos/Publicações:

DORR, R. C.; SOUZA JUNIOR, M. M.; CARVALHO, R. O.; SILVA, R. M. . O Conhecimento Matemático como Fator Determinante no Ensino e na Aprendizagem: Percepções de Professores Brasileiros que Ensinam Matemática. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA – CIAEM,15. 2019, Medellín. Memorias […]. Medellín, Colômbia, 2019.


Título: Estratégias e metodologias de suporte em matemática para estudantes iniciantes da UnB

Coordenação: Raquel Carneiro Dörr, Departamento de Matemática, UnB.

Estudantes Voluntários: Paulo Victor Ximenes de Oliveira e Paulo Eduardo Monteiro Sulczinscki, Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática.

Produtos/Publicações:

DORR, R. C.; Oliveira, P. V. X.; SULCZINSCKI, P. E. M. O grupo de estudos de Cálculo como alternativa de apoio a estudantes do ensino superior. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA – CIAEM,15. 2019, Medellín. Memorias […]. Medellín, Colômbia, 2019.

 

Título: Aplicações do cálculo diferencial e integral na formação profissional dos cursos de graduação da UnB

Coordenação: Josinalva Estacio Menezes, Rui Seimetz e Maria Dalvirene Braga.

Estudante Bolsista: Ivo Braga de Siqueira, Licenciando em Matemática, Mat/UnB.

Estudante Voluntária: Sarah Isidorio Rosa, Licencianda em Matemática, Mat/UnB.

Produtos/publicações:

BRAGA, Maria D.; MENEZES, E. J.; ROSA, S. I.; SEIMETZ, R.; SIQUEIRA, I. B. Aplicações do cálculo diferencial e integral na formação profissional dos cursos de graduação da UnB. In: BRAGA, Maria Dalvirene; NOLETO, Carine Almeida Silva; NOGUEIRA, Cleia Alves. (Org.). Investigações em ensino de Matemática: a formação de professores que ensinam matemática. 1ed. São Paulo: Paco Editorial, 2020, v. 2.


Título: O potencial dos jogos e material concreto do Lemat na elaboração de atividades para o ensino de Matemática

Coordenação: Josinalva Estacio Menezes.

Estudante Bolsista: Paulo Victor Reis Moreira.

Produtos/publicações:

MENEZES, E. J.; MOREIRA, P. V. R. Resgate histórico do laboratório de ensino de matemática (Lemat): da criação e da evolução até os dias atuais. In: BRAGA, Maria Dalvirene; NOLETO, Carine Almeida Silva; NOGUEIRA, Cleia Alves. (Org.). Investigações em ensino de Matemática: a formação de professores que ensinam matemática. 1ed. São Paulo: Paco Editorial, 2020, v. 2.

 

Título: Avaliação do curso de especialização em metodologia do ensino de matemática no Mat-UnB-Cead

Coordenação: Rui Seimetz (Cootdenador), Josinalva Estacio Menezes, Maria Dalvirene Braga e Wesley Pereira da Silva.

Estudante Bolsista: Jenifer de Sousa Sales.

Estudante Voluntária: Gabriella Pereira dos Santos (Voluntária).

Produto: Relatório de Pesquisa.