Educação Matemática

O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de Educação Superiores (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

O PIBID da Matemática conta com 15 alunos bolsistas IDs, 4 professores orientadores e 3 supervisores.

Atividades

Elaboração de Material:







Reuniões de orientação:


Preparação de material e estudo:

Intervenções na escola:


Reunião de formação:


Reunião Administrativa:

Cada ID deve elaborar cadernos de atividades que são aplicados nas escolas parceiras do programa. A elaboração de um caderno é feita sob orientação de um dos professores orientadores do PIBID e segue quatro fases: uma pesquisa em nível de terceiro grau sobre determinado assunto escolhido pelo ID e sobre os conceitos matemáticos subjacentes; classificação dos tópicos essenciais e secundários a partir da pesquisa; transposição didática e elaboração das atividades; redação do caderno com três partes, a saber: o resumo teórico, indicações para aplicação das atividades e o elenco das atividades.
As atividades propostas são de cunho investigativo e seguem a metodologia de resolução de problemas. Assim, ao resolvê-los, o aluno protagonisa a construção do seu próprio conhecimento.

Cada bolsista ID se reúne um vez por semana com seu orientador para discutir a pesquisa que fundamenta a elaboração do seu caderno. Nesta reunião, ID e orientador discutem a respeito da última intervenção do ID em sala de aula, os problemas encontrados e suas soluções, assim como o planejamento da próxima intervenção na escola.

Fora as atividades presenciais, cada ID deve prepara os materiais para sua intervenção semanal na escola e desenvovler a pesquisa relativa à elaboração do seu caderno. 

Uma vez por semana, cada ID aplica os cdernos desenvolvidos no PIBID em uma turma de 10 a 12 alunos de uma escola da rede pública (CEAN, CED 03 ou Paulo Freire). Esta intervenção é supervisionada pelos professores supervisores da escola.

Toda sexta-feria, das 14 horas às 16 horas, temos uma reunião de formação com todos os bolsistas, os orientadores e o coordenador. Nessas reuniões, lemos textos sobre educação matemática e debatemos os conteúdos lidos à luz das nossas experiências em sala de aula.

Na última terça-feira de cada mês, os IDs e o coordenador se reunem para discutir assuntos administrativos.

Orientadores e Bolsistas

Orientadores

Bolsistas

Guy Grebot





Lineu da Costa Araújo Neto





Raquel Carneiro Dörr

Regina da Silva Pina Neves

Guilherme Ströher Sabo Paes
Karla Cristina de Carvalho
Letícia de Sousa Moura
Marcos Vinícius Rodrigues Amorim
Maria Carolina Bonoto Monteiro
Karoline Castro de Rezende

Ana Luiza Feitosa Rodrigues
Ana Karolina Mesquita Pinto
Bruna Moreira de Carvalho
Rodrigo Crescencio Mourão
Rubem Nere Coutinho Coelho
Yuri Campos Ferreira

Rubens Carlos Viriato Júnior

Suelen Ferreira de Sousa
Leonardo Gomes Pires