Educação Matemática

A Escola no Instituto de Ciências Exatas (IE) - 2018

A segunda edição do evento foi realizada em dois momentos. No dia 9 de junho de 2018, as atividades foram realizadas no âmbito do Programa de Iniciação Científica Jr. da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Nesse programa, os alunos medalhistas na OBMEP são convidados a participar de aulas com foco na resolução de problemas de olimpíadas de matemática em diferentes níveis. O Professor Ricardo Ruviaro, do Departamento de Matemática da UnB, coordenou as atividades e também realizou a palestra “Geometria Plana e Desenho Geométrico: Uma visão axiomática” para alunos do programa Mentores e para alunos multimedalhistas na OBMEP. Os demais estudantes dos níveis 1, 2 e 3 seguiram nas atividades de resoluções de problemas com alunos da graduação em Matemática da UnB, entre eles: Thiago Saad, Sarah Rosa, Bruna Rocha, Hyago Lima, Isabelle Campelo, entre outros.

No dia 13 de junho, o professor João Paulo dos Santos, do Departamento de Matemática, ministrou a palestra “A matemática na Universidade de Brasília: conhecendo o Departamento de Matemática”. Nessa palestra, foi apresentado um panorama geral do curso de graduação em matemática, abordando as habilitações do curso de graduação, as áreas de atuação e o perfil do egresso. Também foi apresentada a estrutura do departamento de matemática e um breve histórico do mesmo, destacando-se as principais atividades em ensino, pesquisa e extensão. Em seguida, os alunos visitaram as instalações do departamento, em que foram apresentadas as salas de professores, de alunos de doutorado e mestrado, bem como os laboratórios de informática, de ensino e as salas de aula.

Os professores André Drummond e George Von Borries também ministraram palestras a respeito, respectivamente, dos cursos de Ciências da Computação (CIC) e Estatística (EST), nas quais abordaram temas como mercado de trabalho, desafios e vantagens das carreiras relacionadas aos cursos abordados. Ao final dessas palestras, os estudantes foram guiados pelos alunos da Empresa Júnior de Estatística e visitaram as instalações do prédio dos Departamentos CIC/EST.

Além das palestras e das visitas guiadas aos departamentos, houve várias atividades, como minicursos e oficinas, priorizando as áreas de atuação do IE como também em articulação com outras áreas científicas, ofertadas por docentes e discentes do IE e por professores vinculados à Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) e à Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional Distrito Federal. Ressalta-se, também, neste contexto, a participação de licenciandos do IE e sua atuação com os estudantes da educação básica. Participaram do evento, totalmente gratuito, 26 professores e 350 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal.