Educação Matemática

A Escola no Instituto de Ciências Exatas (IE) - 2019

A terceira edição da Escola no IE ocorreu entre os dias 10 e 13 de junho de 2019, nas instalações dos departamentos de Matemática, Estatística e Ciência da Computação. Foram ofertadas atividades construídas no âmbito das disciplinas de Álgebra/Geometria para o Ensino e Estágio Supervisionado de Regência em Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática, o que proporcionou aos futuros professores experiências de aproximação à docência. Do mesmo modo, o evento contou com atividades ofertadas pelo projeto de Extensão Meninas.Comp, pelo Programa de Educação Tutorial em Matemática (PETMAT), pelo Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM) e por projeto de pesquisa da área de matemática computacional.

Durante os dias de evento, a Escola no IE recebeu nos espaços de salas de aula, laboratórios de informática e de ensino 400 estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vieram acompanhados de professores, coordenadores e demais gestores das escolas. O evento criou oportunidades de divulgação científica, de inclusão social e de socialização de atividades vinculadas aos cursos de graduação e pós-graduação que integram o instituto. Além disso, ampliou a parceria entre a Universidade de Brasília e a Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.

Ciências Exatas (terceira edição) foi uma ação de extensão que ocorreu entre os dias 10 e 13 de junho, coordenado pelas professoras Raquel Carneiro Dörr e Regina da Silva Pina Neves, do Departamento de Matemática. A ação teve, entre outros, o objetivo de ofertar a estudantes e professores da Educação Básica de instituições Públicas e Particulares do Distrito Federal, atividades investigativas, criativas e interdisciplinares nas áreas de Matemática, Ciência da Computação e Estatística, envolvendo discentes e docentes do IE e convidados.

Foram ofertadas atividades construídas no âmbito das disciplinas de Álgebra/Geometria para o Ensino e Estágio Supervisionado de Regência em Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática, o que proporcionou aos futuros professores experiências de aproximação à docência. Do mesmo modo, o evento contou com atividades ofertadas pelo projeto de Extensão Meninas.Comp, pelo Programa de Educação Tutorial em Matemática (PETMAT), pelo Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM) e por projeto de pesquisa da área de matemática computacional. Durante os dias de evento, recebemos nas instalações do IE, entre salas de aula, laboratórios de informática e de ensino mais de 400 estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que vieram acompanhados de professores, coordenadores e demais gestores das escolas. O evento registra o compromisso do IE em criar oportunidades de divulgação científica, de inclusão social e, de socialização dos cursos de graduação e pós-graduação que integram o instituto. Além disso, aprimora a parceria entre a Universidade de Brasília e a Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.