PROJETOS
Título: Novo Ensino Médio na área de Matemática e suas Tecnologias – Recanto das Emas.
Vigência: junho 2020 até atual
Agência de Financiamento: Sem financiamento.
Coordenador geral: Igor Lima
Coordenadora: Maria Dalvirene Braga
Equipe técnica: Igor Lima, Maria Dalvirene Braga
Estudante bolsista: Amanda Araújo Ramos
Estudantes Voluntários: Leticia da Conceição Ribeiro da Silva, Michele Rodrigues de Souza Silva, Sarah Isidorio Rosa, Saulo Lima Alves, Thais Santos Costa.
Produtos: Relatório Técnico.
Título: Acompanhamento e Análise da aplicação do Novo Ensino Médio.
Vigência: março 2020 até atual
Agência de Financiamento: Sem financiamento.
Coordenador geral: Igor Lima
Coordenadora: Maria Dalvirene Braga
Equipe técnica: Igor Lima, Maria Dalvirene Braga
Estudante bolsista: Rafaela Santos do Nascimento
Estudantes Voluntários: Ana Carolina Bonifácio da Silva Lima, Gabriel Goncalves Ramirez Miguel, Glaucia Mylena Almeida Castro, Izabella Sabino da Silva, Ricardo Sales da Silva.
Produtos: Relatório Técnico.
Título: O impacto de pré-cálculo no curso de cálculo 1.
Vigência: Início em agosto de 2019 até o atual.
Agência de Financiamento: Sem financiamento
Coordenação: Luciana Maria Dias de Ávila Rodrigues, Departamento de Matemática, (UnB).
Equipe de estudantes: Thais Regina Duarte Marçal e Thailany Machado dos Santos
Produto: Relatório de pesquisa.
Título: Estudos sobre o desenvolvimento da aprendizagem no ensino de cálculo.
Vigência: Início em 2018 até o atual
Agência de Financiamento: Sem financiamento
Coordenação: Luciana Ávila Rodrigues, Regina Pina, Raquel Dörr, Departamento de Matemática, (UnB).
Produto: Relatório de pesquisa.
Participação em Eventos/Publicações:
– RODRIGUES, L. A. ; PINA NEVES, R. S. . O cálculo diferencial e integral na Universidade de Brasília: estratégia metodológica em estudo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 97-111, 2019.
– DÖRR. R. C.; Oliveira, P. V. X. ; SULCZINSCKI, P. E. M. . O grupo de estudos de Cálculo como alternativa de apoio a estudantes do ensino superior. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA – CIAEM, 15, 2019, Medellín. Memorias da XV CIAEM, Medellín, 2019.
Título: O Lesson study e a produção de videoaulas: uma possibilidade para a formação inicial e o desenvolvimento profissional do(a) professor(a) de matemática.
Vigência: 31.07.2019 a 31.07.2021
Agência de Financiamento: Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)
Coordenação: Regina da Silva Pina Neves, Departamento de Matemática (UnB).
Equipe técnica: Wesley Pereira da Silva, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF), Janaína Mendes Pereira da Silva e Maria Dalvirene Braga, Departamento de Matemática (UnB).
Título: O lúdico na Educação Inclusiva: um estudo sobre o conceito de função com estudantes com deficiência visual.
Vigência: 2017 – 2021
Agência de Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Coordenação: Érica Santana Silveira Nery – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade de Brasília.
Produtos: Educacional tecnológico assistivo.
Participação em Eventos/Publicações:
– SILVEIRA, E. S.; SA, A. V. M. O Locus da Tecnologia Interativa e Assistiva na Educação Matemática Inclusiva. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2019, Ilhéus. A sala de aula de Matemática e suas vertentes. Anais […], v. 1. p. 1, 2019.
– SILVEIRA, E. S. Educação Matemática Inclusiva: um olhar sobre as pesquisas produzidas no Brasil. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5. 2018, Belém. Anais […]. Belém, v. 1. p. 1-14, 2018.
– SILVEIRA, E. S.; SILVEIRA, B. R. C.; DANTAS, O. M. A. N. A. O Desenvolvimento Profissional sob a ótica dos discentes da pós-graduação. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, 10. 2018, Porto Alegre – RS. O Envolvimento Estudantil. Anais […]. Porto Alegre: PUCRS, p. 1-11, 2018.
– SILVEIRA, E. S. As bases Epistemológicas que fundamentam o processo de Desenvolvimento Profissional Docente. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, 11. 2018, Brasília. Anais […]. Brasília: UnB, p. 1-11, 2018.
– SILVEIRA, E. S. A ludicidade na Educação Matemática Inclusiva. In: WORKSHOP DE VERÃO EM MATEMÁTICA, 11. 2019, Brasília. Book of abstracts. Brasília: Universidade de Brasília, v. 1. p. 56-56, 2019.
– NERY, E. S. S. Cooperative games and the inclusion process in mathematics teaching. In: SUMMER WORKSHOP IN MATHEMATICS, 12. 2020, Brasília. Anais […]. Brasília: Universidade de Brasília, v. 1. p. 75-76, 2020.
– NERY, E. S. S.; SILVA, J. A.; SOUZA, A. M. Programa de Tutoria Especial: uma experiência singular na inclusão de uma estudante com necessidades educacionais especiais na Pós-Graduação. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN Y APRENDIZAJE, 2019, Porto. Anais […]. Porto: Comunidad Internacional de Educación y Aprendizaje, v. 1. p. 1-1, 2019.
Título: A construção do Website da área de Educação Matemática do Departamento de Matemática, da Universidade de Brasília
Vigência: 01.08.2019 a 01.12.2020
Coordenação: Regina da Silva Pina Neves, Maria Terezinha Jesus Gaspar e Maria Dalvirene Braga, Departamento de Matemática (UnB).
Título: Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal: Formação para a docência e intervenção social.
Vigência: 15.02.2018 a 15.02.2020
Agência de Financiamento: Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)
Coordenação: Mauro Luiz Rabelo, Raquel Carneiro Dörr e Regina da Silva Pina Neves, Departamento de Matemática (UnB)
Equipe técnica: Wesley Pereira da Silva, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) e Janaína Mendes Pereira da Silva.
Estudantes Bolsistas: Vitor Estevan dos Santos, Paulo Victor Mourão Silva, Maria Luísa Piantamar de Oliveira, Maria Luiza de Oliveira Silva e Jenifer de Sousa Sales, Estudantes da Licenciatura em Matemática (UnB)
Produto principal: http://circuitodevivencias.mat.unb.br/
Participação em Eventos/Publicações:
– DÖRR, Raquel Carneiro; PINA NEVES, Regina. The Collaborative Work of Teachers and Students in Mathematical Activities Conducted in Public Schools. In: ICMI Study 25 – INTERNATIONAL COMMISSION ON MATHEMATICAL INSTRUCTION, 2020, Lisboa. Conference Proceedings, 2020. v. 1. p. 294-299.
– SILVA, J. M. P. da. O Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal enquanto espaço de formação para a docência. 2019. 315 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
– SILVA, J. M. P.; PINA NEVES, R. S.; SILVA, W. P.; OLIVEIRA, M. L. P.; SALES, J. S. Formação para a docência em matemática na Educação Básica no Brasil: experiência na formação inicial e continuada. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 15. 2019, Medellín-Colômbia. Anais […]. Medellín, Colômbia, 2019.
– DÖRR, R. C.; SILVA, J. M. P.; RABELO, Mauro L.; SANTOS, V. E. ; SILVA, P. V. M. Circuito de vivências em Educação Matemática do Distrito Federal, Brasil: formação para a docência e intervenção social. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA- CIAEM, 15. 2019, Medellín. Memorias da XV CIAEM, Medellín, Colômbia, 2019.
– PINA NEVES, R. S.; SILVA, J. M. Pereira da; DORR, R. C. 15 Anos do Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13. 2019, Cuiabá, Mato Grosso. Anais […]. Brasília: SBEM Nacional, 2019. v. 1.
– RABELO, M. L.; DORR, R. C.; PINA NEVES, R. S. Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal, Brasil: formação para a docência e intervenção social. In: SUMMER WORKSHOP IN MATHEMATICS, 11. 2019, Brasília. Book of Abstracts, Brasília, 2019. v. 1. p. 71-71.
Título: Análise do desempenho dos alunos da disciplina de Cálculo 1.
Vigência: de janeiro 2020 até outubro de 2020
Agência de Financiamento: Sem financiamento.
Coordenação: Adail Cavalheiro, Departamento de Matemática (UnB).
Equipe técnica: Adail Cavalheiro e Guy Grebot.
Produtos: relatório técnico.
Participação em Eventos/Publicações: artigo submetido ao International Journal of Mathematical Education in Science and Technology em março de 2020, atualmente em revisão.
Título: Sobre o ensino de transformações no nível básico.
Vigência: de agosto de 2019.
Agência de Financiamento: Sem financiamento.
Coordenação: Guy Grebot, Departamento de Matemática (UnB).
Equipe técnica: Guy Grebot e Roosevelt Bessoni e Silva.
Produtos: material educacional.
Participação em Eventos/Publicações:
– Roosevelt Bessoni e Silva: Inversão nas cônicas centrais: composição de transformação circular e de transformações afins. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT), Universidade de Brasília, 2019.
– BESSONI, Roosevelt; GREBOT, Guy: On inversions in central conics. International Journal of Geometry, v. 9, n. 1, p. 40 – 51, 2020.