Seminário 07.08.2020

DIÁLOGO E INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM DIALÓGICA

Seminários 7ago20 5 a

A  Matemática em sala de aula deveria ser apresentada de modo que se constituísse como uma atividade empolgante, desafiadora, motivadora e promotora da criatividade e do pensamento crítico. Nesse sentido, a Aprendizagem Dialógica coloca-se como uma alternativa instrucional para professores que ensinam Matemática em todos os níveis educacionais. Ela utiliza instrumentos metodológicos ao alcance de todos os educadores e possibilita aos estudantes o desenvolvimento do pensamento matemático aplicado à resolução de problemas. Com o objetivo de apresentar os fundamentos dessa aprendizagem em forma de exemplos práticos, esta palestra caracteriza e discute o embasamento teórico associado a essa aprendizagem. 

 

Referências

 

DÖRR, R. C.; LUTZ-WESTPHAL, B. (2020). Metodologias alternativas para a sala de aula de matemática: as aprendizagens ativas, dialógicas e investigativas. In: PINA NEVES, R.S., DÖRR, R. C. (Orgs.). Cenários da Pesquisa em educação Matemática. 1 ed. Jundiaí: Paco, 15-44, 2020.

 

GALLIN, P.  Den Unterricht dialogisch gestalten-neun Arbeitsweise und einige Tipps. In:  RUF, U., KELLER, S., & WINTER, F. Besser lernen im Dialog. Dialogisches Lernen in der Unterrichtspraxis1, Seelze-Velber, Germany, 2008.

 

GALLIN, P. Dialogic learning-from an educational concept to daily classroom teaching. Implementing Inquiry in Mathematics Education, 23-34, 2012.