Monografias

Cursista/Orientador(a)

Título

Adriana Gomes Pereira Araújo

(Orientador: Wesley Pereira da Silva)

A tecnologia assistiva para o estudante com deficiência visual: contribuições no ensino e aprendizagem de matemática

Andrea Maria Campos Ramos

(Orientadora: Profa. Josinalva Estacio Menezes)

As percepções de professores de matemática em formação continuada sobre o estudante com necessidades específicas

Anne Bezerra Oliveira

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

As dificuldades no ensino da matemática nas escolas públicas inclusivas do distrito federal: um olhar sobre a deficiência visual

Antônia Simone Rufino dos Santos

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

Um estudo sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática na escola inclusiva

Bárbarah Cartlandy Silva Souza

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

A educação matemática e a família: ações com uma aluna com transtornos funcionais específicos

Cristiane Schneider Peres

(Orientadora: Profa. Jodette Guilherme Amorim)

A utilização dos jogos matemáticos para alunos do 6º ano do ensino fundamental com transtornos de aprendizagem/

Débora Ramos de Araújo

(Orientadores: Prof. Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro)

A confecção de sólidos geométricos como ferramenta de aprendizagem da geometria espacial

Dênia Mara Gonçalves da Silva

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

O Tangram como proposta pedagógica mediadora para o ensino de um estudante com autismo

Edson Herculano Lima Sobrinho

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

Uma proposta de intervenção com uma estudante com deficiência intelectual para o ensino de retas

Eneilton Tavera de Oliveira

(Orientadores: Prof. Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro)

O porquê dos alunos chegarem ao ensino médio sem conhecer resoluções proporcionais

Fabiane da Costa Correia

(Orientadora: Profa. Jodette Guilherme Amorim)

Estratégias para solucionar a defasagem dos alunos do ensino médio na disciplina de matemática

Fernandes Bernardes de Sousa

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

As dificuldades de aprendizagem em matemática no 5º ano do ensino fundamental: fatores emocionais e sociais

Flávia Carneiro da Silva Lima

(Orientadora: Profa. Josinalva Estacio Menezes)

Revisão de conteúdos matemáticos para professores enquanto estratégia de ensino

Flávia Oliveira Carvalho

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

Matemática divertida: uma maneira fácil de aprender matemática jogando

Frampuam Junior Dias Batista

Professora Raquel (Orientadora)

Percepções de estudantes da educação de jovens e adultos sobre o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos

Francisco de Assis Coelho Cavalcanti

(Orientador: Prof. Vilmondes Rocha)

A utilização de jogos para fixação da tabuada em turmas de sexto ano e sétimo ano do ensino fundamental

Francisco Wagner S. de Sousa

(Orientadora: Profa. Josinalva Estacio Menezes)

O uso do forms como ferramenta de incremento no ensino da matemática e com foco nos descritores da Prova Brasil

Gabriele Oliveira dos Santos Castro

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

A contribuição dos jogos matemáticos no ensino de frações no sexto ano do ensino fundamental

Genildo Fernandes Batista

(Orientador: Prof. Vilmondes Rocha)

 As dificuldades em aprender álgebra no oitavo ano do ensino fundamental  

Glaucia Garcêz Rodrigues

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

Resolução de problemas envolvendo função quadrática com aplicação do software geogebra

Helena Cristina Aragão de Sá

(Orientadores: Prof.  Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro)

Concepções dos alunos sobre o ensino de matemática no sistema prisional

Henrique de Morais Souza

(Orientadora: Profa. Josinalva Estacio Menezes)

Recursos didáticos que auxiliam o processo de ensino aprendizagem das operações com frações

Herlys Marx Holanda

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

Geometria espacial: aprendizagem e inclusão

Hígila Oliveira Bandeira

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

A necessidade do uso de novas metodologias de ensino na matemática

Ildo Silva do Nascimento

(Orientadora: Profa. Jodette Guilherme Amorim)

A aprendizagem dialógica no ensino da matemática no 2º ano do ensino médio

James Mendonça Oliveira

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

O ensino das operações fundamentais no nono ano: uma proposta do instituto de matemática, ciências e filosofia, núcleo de Cruzeiro do Sul – Acre

Janaína Mendes Pereira da Silva

(Orientadores: Prof.  Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro)

A utilização do scratch como ferramenta na formação inicial de quem ensinará matemática

Janete Dias de Sousa Botejo

(Orientadores: Prof.  Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro)

O ensino contextualizado da matemática: o teorema de Pitágoras voltado para o cotidiano

Jefferson Matias da Silva

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

A observação do processo de inclusão de uma estudante com deficiência visual

Jhonatans da Silva Fernandes

(Orientadora: Profa. Josinalva Estacio Menezes)

O jogo: a utilização do cálculo plus na superação das dificuldades matemáticas envolvendo multiplicação

Joabe Fontes Morais

(Orientadores: Prof.  Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro)

A avaliação diagnóstica no ensino de matemática

José Tarcízio dos Santos  Filho

(Orientadora: Profa. Josinalva Estacio Menezes)

O ensino de matemática por meio de jogos na educação infantil

Josiel Pacheco de Andrade

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

O jogo como uma proposta metodológica para o ensino da matemática no 8º ano do ensino fundamental

Karine Martins Cirqueira de Lemos

(Orientadora: Profa. Josinalva Estacio Menezes)

Os efeitos do software geogebra na aprendizagem de geometria nos anos finais do ensino fundamental

Layanne Rodrigues Pereira Alves

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

A resolução de problemas de matemática contextualizados envolvendo as quatro operações no sexto ano do ensino fundamental II

Lúcia Vera Lima Teixeira

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

Possíveis contribuições do uso de jogos no ensino de conteúdos de matemática no 6º ano do ensino fundamental

Luciana da Silva Naves Costa

(Orientador: Prof. Ricardo Ruviaro)

O ensino da geometria: uma proposta de intervenção e suas consequências no processo de aprendizagem

Luis Daniel Santana de Matos

(Orientador: Prof. Vilmondes Rocha)

Criptografia: uma metodologia aplicada ao ensino de matrizes inversas

Marcio Gomes Ferreira

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

Educação inclusiva e algumas metodologias para o ensino da matemática

Maria da Conceição Araújo

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

Aplicação de jogos no ensino da matemática: 8º anos do ensino fundamental

Maria Jaqueline da Silva

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

Dificuldades do ensino da matemática na transição do 9º ano do ensino fundamental para o 1º ano do ensino médio

Marilia Dias de Araújo

(Orientadora: Prof. Jodette Guilherme Amorim)

A utilização do material circular e outras metodologias como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem de frações

Marlene Pereira do Nasc.

(Orientadora: Profa. Josinalva Estacio Menezes)

Os reflexos da falta de pré-requisitos básicos na aprendizagem de matemática no 2º ano do ensino médio

Michelle da Silva  S. Marques

(Orientador: Prof. Vilmondes Rocha)

Importância da educação financeira da escola para a vida

Nataliana Marques Gonçalves

(Orientadora:  Profa. Maria Dalvirene Braga)

O ensino de matemática por meio da resolução de problemas no sétimo ano do ensino fundamental

Nildemar Almeida Santos

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

Um estudo sobre a inclusão: percepções de uma estudante com deficiência intelectual

Paulo Eduardo S. de Carvalho

(Orientador: Prof. Vilmondes Rocha)

 Percepções dos estudantes em relação à inclusão de metodologias ativas nas atividades de matemática

Paulo Vinícius P. de Lima

(Orientadora: Profa. Josinalva Estacio Menezes)

Reflexos da prática avaliativa: uma proposta de avaliação formativa sobre a luz dos portfólios nas aulas de matemática

Philipe Rocha Cardoso

(Orientadora: Profa. Jodette Guilherme Amorim)

 Os registros de representação semiótica como contributo do processo avaliativo

Priscila Maria Sousa Machado

(Orientadora: Profa. Jodette Guilherme Amorim)

Jogos: fator auxiliar de aprendizagem na perspectiva do ensino de matemática

Raissa Costa Carvalho

(Orientadora: Profa. Josinalva Estacio Menezes)

Contribuições da matemática no ensino de ciências: uma visão interdisciplinar

Raquel Cesário da Silva

Orientador: Prof. Vilmondes Rocha)

Conexões no ensino da matemática utilizando o material manipulável como rede de pontos e geoplano

Renan Fonseca Madeira

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

Ensinando trigonometria no nono ano: a importância da contextualização e aprendizagem significativa

Renato Gomes Machado

(Orientadora: Profa. Jodette Guilherme Amorim)

Arte e matemática como valorização intelectual e social da produção do aluno

Rodrigo de Melo Pessanha

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

O uso da matemática no estudo da física

Rozana Lima Valeiko

(Orientadores: Prof.  Paulo Cesar Bernardo Silva e Ricardo Ruviaro)

 O uso de recursos tecnológicos no ensino da matemática

Rubiane Daniele Cardoso

(Orientadora: Profa. Raquel Carneiro Dörr)

Percepções de professores do ensino superior acerca de dificuldades de aprendizagem em matemática                        

Sabrina Crisóstomo Rocha

(Orientadora: Profa. Josinalva Estacio Menezes)

A utilização de metodologias ativas no desenvolvimento de habilidades e competências no ensino da matemática

Sabrina Soares Dias de Melo

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

Um olhar matemático à inclusão de estudantes com deficiência visual: uma proposta pedagógica adaptada para o ensino de geometria no município de formosa-go

Sérgio Peres de Oliveira

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

A avaliação escolar em matemática para estudantes com transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade

Susane Pereira de Sousa Silva

(Orientador: Prof. Vilmondes Rocha)

As estratégias dos alunos na resolução de problemas aditivos: um estudo diagnóstico

Susany Ferreira de Almeida

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

O uso do material dourado nas aulas de matemática do ensino fundamental – anos iniciais

Tacila Jamine Gomes Pinto

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

As percepções discentes sobre as dificuldades da aprendizagem da matemática no 1º ano do ensino médio em uma escola de Cruzeiro do Sul – AC

Ualisson Souza Negreiros

(Orientadora: Profa. Maria Dalvirene Braga)

Uso da tecnologia no ensino aprendizagem da matemática no ensino fundamental

Wagdo da Silva Martins

(Orientador: Prof. Wesley Pereira da Silva)

Uma proposta de matemática financeira na educação de jovens e adultos da penitenciária feminina do DF

Wellington Graciano de Jesus

(Orientador: Prof.  Ricardo Ruviaro

Tabugame: metodologia divertida no aprendizado da tabuada