A Escola no Instituto de Ciências Exatas (IE)

Esta é uma atividade extensionista coordenada pelas professoras Regina da Silva Pina Neves e Raquel Carneiro Döor, ofertada ao final do primeiro semestre letivo desde 2017. Ela é organizada a partir da oferta de atividades por professores e estudantes, ligados aos projetos de extensão do Instituto de Ciências Exatas (IE), aos programas de Educação Tutorial, de Iniciação à Docência, de Estágio Supervisionado, de iniciação científica, de especialização e de aperfeiçoamento profissional. Além disso, a atividade conta com a participação de professores vinculados ao Instituto Federal de Brasília (IFB), à Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional DF (SBEM-DF), à Secretária de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF), a Instituições particulares e demais participantes voluntários da comunidade educacional do Distrito Federal. As atividades privilegiam as áreas de atuação do IE, bem como promovem a interação entre as diferentes áreas das ciências.

Objetivo geral

Ofertar, nas instalações do IE, ao final do primeiro semestre letivo, a estudantes e professores da Educação Básica de instituições Públicas e Particulares do Distrito Federal, atividades investigativas, criativas e interdisciplinares nas áreas de Matemática, Computação e Estatística.

Objetivos Específicos

-Produzir, socializar e divulgar atividades científicas e tecnológicas a partir da interação entre estudantes da Educação Básica, graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores da área de Matemática, Educação Matemática, Matemática aplicada, computação, estatística e áreas afins.

– Incentivar a observação, a pesquisa científica e o desenvolvimento de experiências que integrem a matemática, a computação, a estatística, entre outras, de modo a pensar soluções inovadoras para problemas sociais, econômicos e ambientais.

– Estimular o contato de crianças, adolescentes, jovens, professores e comunidade de modo geral com matemática, computação, estatística, ciência e tecnologia a fim de incentivar a busca por carreiras relacionadas à matemática e áreas afins, em especial, entre as mulheres.

– Divulgar amplamente as atividades produzidas para a ação por meio de recursos tecnológicos atuais e de grande alcance social.

– Promover o conhecimento sobre o IE e seu campo de atuação na comunidade do Distrito Federal e entorno.

2017   2018   2019